Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

segunda-feira, março 26, 2007

O Terceiro Mandamento

Santificar os Domingos e festas de guarda



Deus nosso Senhor quer que a cada semana dediquemos a Ele um dia de festa para dar-lhe glória e para nosso bem e descanso.

Esse dia já não é o Sábado como no Antigo Testamento, mas sim o Domingo, porque é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou glorioso do sepulcro.

Os Apóstolos começaram a celebrar neste dia da Ressurreição e a Igreja colocou neste mesmo dia a obrigação de escutar a Missa inteira todos os domingos e feriados religiosos de preceito juntamente com o descanso dominical.

Quando não há sacerdote ou existe algum impedimento grave para assistir à Santa Missa, deve-se procurar participar em uma liturgia ou em orações especiais ao Senhor ; além disso deve-se santificar e observar o descanso dominical.

O que nos manda o terceiro mandamento da Lei de Deus?
O terceiro mandamento da Lei de Deus manda-nos participar na Missa dos domingos e demais feriados religiosos de preceito, observando o descanso dominical; e quem voluntariamente falta a esta obrigação comete pecado grave.

O que quer dizer descanso dominical?
Descanso dominical quer dizer que nos domingos e feriados religiosos de preceito devemos abster-nos daqueles trabalhos que nos impeçam de dar culto a Deus, gozar da alegria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo.

Quais são as festas religiosas de preceito?
  • 1 de Janeiro: A Maternidade divina da Virgem Maria.
  • 1 de Novembro: Todos os Santos.
  • 8 de Dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
  • 25 de Dezembro: O Nascimento do Senhor.
  • E as próprias do calendário de cada país, como podem ser Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro), Finados (2 de Novembro)

O que deve ser feito quando não há Santa Missa ou alguma causa grave nos impeça de assistir a ela?
Quando não há Santa Missa ou uma causa grave nos impeça de assistir a ela, recomenda-se vivamente participar numa liturgia da palavra, ou permanecer em oração durante um tempo conveniente, individualmente, em família ou em grupo de famílias.



Para reflectir...

  • Será que seguimos este mandamento?
  • Como é possível vivê-lo nos nossos dias?

2 comentários:

Anónimo disse...

Paz e Bem!

Ouço muitas vezes dizer "Mas eu fui à Missa a semana passada, não preciso de ir outra vez!".
Pois mas não será que comemos ontem, e hoje, não voltamos a comer.

«Nem só de pão vive o Homem, mas de toda a Palavra que vem da boca de Deus»

Ana.

Anónimo disse...

todos os mandamentos estão em Êxodo 20:3-17 e o terceiro esta em Êxodo20:7 valeu ai Paz p/ todos.