Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

quarta-feira, março 28, 2007

O Quinto Mandamento

Não matar
(nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)



Só Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la.Matar voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio, suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
É também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, inimizade, desejar o mal, insultar, olhar com maus olhos e escandalizar.
O próprio do cristão é amar, porque Deus é amor. Se aprendemos a amar, não nos custará perdoar de coração quando alguém nos ofende. Isto não impede o direito e o dever da pessoas e da sociedade à legítima defesa. Por isso, as legítimas autoridades podem impor justas penas aos agressores e inclusive, recorrer á pena de morte em caso de extrema gravidade, esgotados todos os meios incruentos que seriam mais conformes com a dignidade da pessoa humana.

O que nos manda o quinto mandamento da Lei de Deus?
Manda-nos amar e respeitar a vida humana, desde o momento da concepção até o seu término natural, porque a pessoa humana foi amada por Deus por si mesma, por tê-la feito à sua imagem e semelhança.

Quem peca contra si mesmo, segundo o quinto mandamento?
Peca contra si mesmo, quem tira a própria vida através do suicídio ou se mutila, quem põe em perigo sua vida sem necessidade, quem se embriaga ou se droga e quem por desespero deseja a própria morte.

O aborto é pecado grave?
Sim, o aborto é um pecado grave porque trata-se de um crime, já que consiste em matar uma pessoa inocente, ainda que o cadáver seja muito pequeno.

A eutanásia é pecado?
Sim, a eutanásia é pecado grave porque, definitivamente, é matar uma pessoa.

O que é o escândalo?
O escândalo é toda a palavra, acto ou omissão que incita outros a pecar.





Para reflectir...

  • Será que já matei alguém de alguma forma?
  • E a mim mesmo?
  • Será que amo mais aos outros do que a mim mesmo? Não será essa também uma forma de matar o meu ser?


3 comentários:

PDivulg disse...

O mandamento mais simples de entender 2 palavras Não MAtar. Bem que hoje as mentalidades tendem em aceitar certos tipos de mortes como o aborto e a eutanásia... O Homem e a Mulher tem desenvolvido as suas capacidades reflectivas e isso leva-o a questionar aquilo que à 4.000 anos era inquestionável...

Anónimo disse...

Demorei muito tempo para comentar este post porque, sinceramente, senti muita dificuldade em fazê-lo.

A verdade é que sei que, se as facadas "psicológicas" se transformassem em facadas "físicas", eu já te teria morto há muito tempo, certamente.

Só há muito pouco tempo é que me apercebi dos erros que cometi, e de como eles fazem sofrer, nomeadamente a ti.

Quero-te pedir um EEENNNOOORRRMMMEEE pedido de desculpas... Sinto que isto se está a tornar repetitivo ultimamente, mas por mais que eu tente não consigo mudar. Tenho recaídas muito frequentes e é-me tão difícil suportar a dor.

Beijinhos,
Ana.
Adoro-te muito!!!

Joana Veigas disse...

Anita...

Não peças desculpa... Não é preciso... Ninguém é perfeito...
Se pedes desculpa... Eu também tenho de te pedir... Porque nas últimas semanas nem tenho falado contigo sobre essas questões...

Sabes que podes contar sempre comigo...

Também te adoro linda!!!
Fica em Paz...