Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

domingo, março 25, 2007

O Segundo Mandamento

Não invocar o santo nome de Deus em vão


Devemos ter um grande respeito ao santo Nome de Deus e não pronunciá-lo nunca de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar no Pai Nosso: Santificado seja o vosso Nome.
Repetimos isso muitas vezes ao fazer o sinal da Cruz e ao dizer a invocação: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (fazendo uma inclinação de cabeça).
Quão formoso é saber usar bem na vida quotidiana: graças a Deus; se Deus quiser; por Deus; com o favor de Deus; Deus te guarde; Adeus; que Deus te abençoe; que Deus te acompanhe; vai com Deus, etc.

Acostume-se a expressar-se assim.

O que nos manda o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus manda-nos respeitar e usar bem o nome do Senhor porque é santo.

O que nos proíbe o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus proíbe-nos todo o uso injurioso do Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos.

O que é jurar?
Jurar é colocar a Deus como testemunha do que dizemos ou prometemos.

Devemos colocar nomes cristãos nas crianças?
Sim, devemos colocar nomes cristãos nas crianças ao baptizá-las, para colocá-los sob a protecção de um santo e encomendar a sua intercessão.




Para reflectir...

  • Em que situações invoco o nome de Deus? Para quê? Qual o objectivo?
  • Para os que não acreditam, será que lá no fundo quando usam expressões em que aparece o nome de Deus, não haverá um sinal da existência de Fé? Ou será apenas uma força de expressão?
  • Será que respeito o nome de Deus em todos os momentos da minha vida?

2 comentários:

PDivulg disse...

Estas questão "Devemos colocar nomes cristãos nas crianças?" não me parece correcta. O que é um nome "Cristão"?? De um Santo?... Será por ter o tal nome é preferida aos olhos de Deus do que aquele cujo nome não tem nenhum "Santo" conhecido??... Não me parece...

Joana Veigas disse...

Tens toda a razão...

Esse pormenor também me deixou a pensar um bocado... Só que... Fiz o "copy-paste"... E esqueci-me de tirar essa parte... Que também não concordei muito com essa questão...

Nestes posts... As únicas questões colocadas por mim são as útimas... São questões que faço a mim mesma... Embora algumas possam parecer descabidas... :P

Boa semana...