Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

quinta-feira, maio 28, 2009

Comunidade Israelita de Lisboa

Ontem tive uma oportunidade fabulosa proporcionada por uma Professora do meu curso!
Por sugestão da Professora Luísa Almendra, na aula de Tutoria (que serve para fazer acompanhamento aos alunos e ajudá-los no que for preciso), ontem deslocámo-nos à Sinagoga de Lisboa, ou seja, ao local de culto da Comunidade Judaica de Lisboa.

Neste semestre (2º semestre do 2º ano do Mestrado Integrado em Teologia), temos falado muito do Diálogo Ecuménico, em diversas cadeiras. Aprendemos como funciona o Judaísmo, como é fundamentado, ou seja, tentámos saber o mais possível (o mesmo aconteceu com o: Budismo, Hinduísmo e Islão). Foram momentos de descoberta de pensamentos e crenças que não conhecíamos tão bem, mas que agora despertaram ainda mais para a pesquisa daquilo que é cada uma delas.


Nunca na minha vida pensei que pudesse entrar numa Sinagoga, que pudesse estar em contacto tão directo com algém de outra Religião. Já tinha conversado com pessoas de outras confissões religiosas, mas somente dentro do Cristianismo.
Ontem, ao estar a escutar a nossa guia, também ela Judia, notei que há imensos aspectos religiosos que temos em comum. Só com um contacto tão directo é que se consegue entender claramente que de facto o Cristianismo bebe muito das fontes do Judaísmo.

Não tenho palavras para manifestar o que vivi ontem, apenas sei que gostei muito, e que cada vez mais quero também eu colaborar no Diálogo Ecuménico, porque como se diz: "a falar é que a gente se entende".


Espero brevemente poder escrever algo sobre cada uma das Grandes Religiões do Mundo, pois não posso guardar este conhecimento só para mim, quero que também outros entendam que todos podemos dialogar, ou seja, que não há razões para nos "odiarmos" só porque nem todos cremos em Cristo. Aliás, o próprio Cristo disse: «Amai-vos uns aos outros».


Para conhecer um pouco mais sobre a Comunidade Israelita de Lisboa, clique aqui.

1 comentário:

Jorge Pires Ferreira disse...

Olá, MyContrastes.

Iniciei há pouco um blog sobre referências teológicas e cristãs e procurei blogues da área. Vim dar a este, que achei instrutivo, e como somos afins, quero dar a conhecer o meu:
http://tribodejacob.blogspot.com/

JPF