Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Jovens e a Crise de Fé

Muitos sentem dificuldade em manter a sua Fé em determinadas etapas da vida, especialmente no tempo de Universidade, pois deparam-se com um grande grupo de outros jovens que não acreditam em Deus, e que fazem pouco daqueles que acreditam, pois pensam que os Católicos acreditam em Algo ou Alguém que não existe.


Educar para a Fé

A educação é necessária em todos os campos. Como tal, a Fé não escapa, pois também precisa ser educada.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a educação para a Fé não se aprende só na catequese ou na Missa. De que vale mandar uma criança ou um jovem à catequese e à Missa, se em casa os próprios pais não sensibilizam à prática religiosa? Esta questão serve para mostrar que a educação começa verdadeiramente no seio familiar. Deus está na família, e como tal, é da família que tem que nascer este Amor a Deus e à Igreja de Cristo.

Se os pais não incutirem aos filhos, desde cedo, os valores da Igreja, será muito difícil, quando jovens, “converterem-nos” a Cristo.


Porque abandonam alguns a Fé?

Nos dias de hoje um dos grandes problemas é a vergonha que alguns jovens sentem em dizer que vão à Missa, que acreditam em Deus, e tudo o que diz respeito à Igreja. É por vergonha que, especialmente no Secundário e na Universidade, muitos deixam de frequentar a Igreja. Isto acontece porque, ir à Igreja, na linguagem juvenil, não é fixe, não dá estilo.

Como uma grande percentagem de jovens deixa de frequentar a Igreja e a catequese após o Crisma, embora aconteça também durante o percurso catequético, estes passam a viver somente das coisas momentâneas e visíveis, rejeitando Deus, que é eterno. Pelo facto de ter mencionado que muitos jovens só acreditam naquilo que vêem, relembro S. Tomé, que também ele duvidava da Ressurreição de Cristo, acreditando só quando O viu (Jo 20, 25-28).


Despertar para a Fé

Há pouco falei na dificuldade de se voltar para a Fé se os pais não ajudarem nesse percurso. Quero acrescentar que, em alguns casos, esse não é o “fim de Deus” na vida de um jovem, pois estamos sempre a tempo de despertar para a Fé.

Pode acontecer com alguns jovens aquilo que aconteceu com Sto. Agostinho. Este sentia-se inquieto, ou seja, procurava a Verdade, mas não sabia que essa era Deus. Diante de Vós estava o meu desejo, mas a luz dos vossos olhos não estava em mim (Slm 38, 9-11). Assim acontece com muitos jovens, que durante muitos anos procuram o verdadeiro Ser, mas que nunca pensaram ser Deus.


Fazendo um balanço daquilo que foi dito, resta-me citar aquilo que diz a Sagrada Escritura, e as palavras de Sto. Agostinho.

Para aqueles que reconhecem viver no Amor de Deus: Felizes aqueles que acreditaram sem terem visto (Jo 20, 29). E para os que se sentem perdidos, ou que precisam de força para continuar na procura da Verdade ou para continuar a confirmar a sua fé, aqui ficam as palavras de Sto. Agostinho: Procurar-Vos-ei, para que a minha alma viva. O meu corpo vive da minha alma e esta vive de Vós (Confissões 10, 20).



Joana Veigas


in Mundo Rural, Página Jovem,
Novembro de 2008

1 comentário:

Caminhante Andante disse...

Sim... Tens razão. Os jovens abandonam muitas vezes Cristo porque é demodé e que não é nada fashion. Não anda na disco... e como tal não sucede cheira a bafio e é cota.
Aqui está a missão a que Eu, Tu e tantos outros que vêem cristo com olhos de ver. Demonstrar a alegria de o ter como amigo e companheiro.

Gostei;) Continua a fazer mais.