Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

terça-feira, junho 10, 2008

A importância da Teologia no século XXI

Definição de Teologia

Como nem toda a gente sabe o que é a Teologia, comecemos então por analisar o conceito.

A palavra Teologia tem origem no Grego θεóς (theos), ou seja, "Deus", mais λóγος (logos), ou seja, "palavra" – significando assim, tratado sobre Deus.

Segundo a Enciclopédia Católica Popular, a palavra Teologia entrou tardiamente na linguagem cristã, por volta do século IV. Foi a partir de Santo Agostinho que apareceu uma maior preocupação de, em termos da razão, aprofundar e formular aquilo em que pela fé se acredita. Ao longo dos anos, é isto que os teólogos têm feito – formular e aprofundar as razões da fé em que se acredita.

Uma das maiores preocupações da Teologia é esta ficar reduzida a meras especulações filosóficas, esquecendo assim a obediência que se deve à nossa fé. Quando este perigo é afastado, a Teologia e o seu ensino são de grande interesse, permitindo compreender – de forma correcta – as verdades da fé. Este ponto é fundamental, devido há evolução cultural do mundo (que conduz, muitas vezes, a dúvidas relativamente às questões de Deus e da Sua Igreja).


Importância da Teologia nos nossos dias

Nos dias de hoje – como foi referido anteriormente – e com a evolução das culturas, a fé é colocada “de parte” ou “em causa”.

Devido à perca de fé que se assiste nas nossas Paróquias e comunidades, a Teologia torna-se cada vez mais importante. Se não for a Teologia a fortalecer estas bases, quem/que matéria o fará?

Como mencionado, a Teologia visa fundamentar a fé que nos guia, daí esta ser tão importante, numa sociedade cada vez menos crente. Se não houver um círculo alargado de pessoas que estudem Teologia, que façam passar a Palavra de Deus, devidamente fundamentada e adaptada aos nossos dias, para muitas pessoas, a fé poderá deixar de ter sentido.

Digo isto porque muitas são as pessoas que têm dificuldade em sentir Deus sozinhas, sentir Deus sem terem um fundamento. Mas quantas são as vezes que nós O sentimos e Lhe fechamos a porta do nosso coração? Além de que sabemos – especialmente na camada mais jovem – que sentir Deus, acreditar em Deus, é considerado quase como um sinal de vergonha. Este é um dos grandes problemas dos nossos dias: o não sermos capazes de assumir o que sentimos, e de marcar a diferença.

É preciso que as pessoas se mentalizem que é possível alcançar Deus. É esse o trabalho da Teologia na actualidade; porque a Teologia serve primeiro ao Homem, pois é esta que possibilita a compreensão daquilo que é Sagrado. As pessoas precisam entender que Deus está aqui, junto de nós, ao alcance de todos, só precisam procurar nos seus corações.

Assim, grande papel do Teólogo é dar a conhecer à comunidade a verdade das Escrituras, para que se evitem as más interpretações.


Porquê estudar Teologia

Foram já apresentados diversos factores que permitem compreender a importância da Teologia nos nossos dias. Mas é preciso agora saber o porquê – pessoal – de estudar esta matéria actualmente.

Estudar Teologia é estudar uma área de grande sabedoria. Esta engloba diversas áreas: Línguas (Latim, Grego, Hebraico), Filosofia, Ciências Humanas, História, Teologia Fundamental, Teologia Moral, Teologia Sistémica, Teologia Prática/Pastoral e Estudos Bíblicos.

Como se pode constatar, o estudo da Teologia é de facto uma área de grande conhecimento – não é por acaso que os Antigos consideravam a Teologia como sendo a área do conhecimento de todas as coisas.

Estudar Teologia, hoje, já não é algo que seja tão comum como talvez há 20 anos atrás. São cada vez menos as pessoas que estudam Teologia para seguir o caminho do Sacerdócio. É óbvio que não estuda Teologia somente aquele que quer ser Sacerdote, pois felizmente, há mais alguns que aceitam este desafio de Deus!

Pessoalmente, estudo Teologia porque tenho um gosto, um amor enorme por toda a Igreja, por poder fazer parte desta comunidade de Cristo. Senti que era o destino para que Deus me chamava, podendo mostrar ao mundo que não são só os que pretendem ir para Sacerdotes que se licenciam em Teologia, mas que também os leigos que querem verdadeiramente servir a Igreja, Deus e o Mundo, o fazem. Quero mostrar que Cristo é realmente «o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14, 6).


Sentir o chamamento de Deus

A um jovem Seminarista do 1º ano, da Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Teologia de Lisboa, foi colocada a seguinte questão: O que te leva a seguir este possível caminho de Sacerdócio?

«Tenho vários motivos para seguir este caminho de Sacerdote. Uma delas é o facto de eu querer responder a um desafio que não é meu, mas sim de Cristo e da Sua Igreja.
Cristo quer que o mundo seja salvo, e eu quero participar deste projecto, porque quero, em primeiro lugar, na minha vida, realizar os desígnios de Deus».
(Manuel)


A Teologia foi, é, e será sempre fundamental, pois é nela que se procuram as bases da Fé; é nela que se fundamenta Aquilo em que acreditamos.

Apenas termino com uma frase do Evangelho de São João, que mostra aquilo em que se pode “resumir” o crer de um estudante de Teologia, e o crer de todos os que acreditam no Salvador do Mundo: «Felizes aqueles que acreditaram sem terem visto» (Jo 20, 29).


Joana Veigas – Leiria

Estudante de Teologia



in Mundo Rural

(Março 2008)

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindíssimo...

Joana Veigas disse...

Obrigada!

Gostaria de ter a honra de saber quem esreveu, mas visto não ser possível neste momento, apenas fica este obrigado!

A Paz!

Hugo Martins disse...

Gostei de Ler :) De facto Deus tem Lugar no mundo desde sempre e para isso Tu tens de continuar a ser Profeta, com o teu Blog com as tuas palavras e o sentido litúrgico mostra o que tens de bom :)