Bem vindo a este espaço de bem...

Se amas a Deus e ao próximo, se gostas de saber/discutir pontos de vista, se gostas de reflexões... Este é o teu espaço... Boa visita...

quarta-feira, março 28, 2007

O Quinto Mandamento

Não matar
(nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)



Só Deus é dono da vida humana. Os homens devem respeitá-la.Matar voluntariamente um ser humano inocente é pecado, quer seja por homicídio, suicídio, eutanásia, violência, guerra injusta ou aborto, ainda que o cadáver seja muito pequeno.
É também pecado contra o quinto mandamento: odiar, guardar rancor, inimizade, desejar o mal, insultar, olhar com maus olhos e escandalizar.
O próprio do cristão é amar, porque Deus é amor. Se aprendemos a amar, não nos custará perdoar de coração quando alguém nos ofende. Isto não impede o direito e o dever da pessoas e da sociedade à legítima defesa. Por isso, as legítimas autoridades podem impor justas penas aos agressores e inclusive, recorrer á pena de morte em caso de extrema gravidade, esgotados todos os meios incruentos que seriam mais conformes com a dignidade da pessoa humana.

O que nos manda o quinto mandamento da Lei de Deus?
Manda-nos amar e respeitar a vida humana, desde o momento da concepção até o seu término natural, porque a pessoa humana foi amada por Deus por si mesma, por tê-la feito à sua imagem e semelhança.

Quem peca contra si mesmo, segundo o quinto mandamento?
Peca contra si mesmo, quem tira a própria vida através do suicídio ou se mutila, quem põe em perigo sua vida sem necessidade, quem se embriaga ou se droga e quem por desespero deseja a própria morte.

O aborto é pecado grave?
Sim, o aborto é um pecado grave porque trata-se de um crime, já que consiste em matar uma pessoa inocente, ainda que o cadáver seja muito pequeno.

A eutanásia é pecado?
Sim, a eutanásia é pecado grave porque, definitivamente, é matar uma pessoa.

O que é o escândalo?
O escândalo é toda a palavra, acto ou omissão que incita outros a pecar.





Para reflectir...

  • Será que já matei alguém de alguma forma?
  • E a mim mesmo?
  • Será que amo mais aos outros do que a mim mesmo? Não será essa também uma forma de matar o meu ser?


terça-feira, março 27, 2007

O Quarto Mandamento

Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores)



Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre nós, como professores, directores, autoridades civis ou militares, etc.

Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais amar e velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete.

Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e espiritual da pessoa.

O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.

O que nos manda o quarto mandamento da Lei de Deus?
O quarto mandamento da Lei de Deus manda-nos honrar aos próprios pais e a quem tenha autoridade sobre nós.

Como devemos honrar a nossos pais?
Devemos honrar a nossos pais tendo-lhes amor, respeito, gratidão, justa obediência e ajudando-os, porque depois de Deus devemos nossa vida a eles.

Quais são os deveres dos pais com respeito a seus filhos?
Os deveres dos pais com respeito a seus filhos são os de atender às necessidades materiais e espirituais de seus filhos na medida do possível.

Quais são os deveres da autoridade pública?
Os deveres da autoridade pública são: respeitar os direitos da pessoa humana e as condições do exercício de sua liberdade, e trabalhar com honra pelo bem comum.

Quando não se deve obedecer a uma autoridade?
Não se deve obedecer a uma autoridade quando manda algo contrário à lei de Deus, porque deve obedecer a Deus antes dos homens.

O que é uma "Igreja doméstica"?
Uma "Igreja doméstica" é um lar cristão no qual se dá a primeira evangelização aos filhos, dá-se o culto a Deus na oração, vive-se o amor a Deus e aos membros da família, e se faz apostolado com o próximo.




Para reflectir...

  • De que modo honro eu aqueles que me deram a vida?
  • Será que agradeço a Deus por estar nesta vida?
  • Como actuo eu no meu lar cristão?

segunda-feira, março 26, 2007

O Terceiro Mandamento

Santificar os Domingos e festas de guarda



Deus nosso Senhor quer que a cada semana dediquemos a Ele um dia de festa para dar-lhe glória e para nosso bem e descanso.

Esse dia já não é o Sábado como no Antigo Testamento, mas sim o Domingo, porque é o dia em que Jesus Cristo ressuscitou glorioso do sepulcro.

Os Apóstolos começaram a celebrar neste dia da Ressurreição e a Igreja colocou neste mesmo dia a obrigação de escutar a Missa inteira todos os domingos e feriados religiosos de preceito juntamente com o descanso dominical.

Quando não há sacerdote ou existe algum impedimento grave para assistir à Santa Missa, deve-se procurar participar em uma liturgia ou em orações especiais ao Senhor ; além disso deve-se santificar e observar o descanso dominical.

O que nos manda o terceiro mandamento da Lei de Deus?
O terceiro mandamento da Lei de Deus manda-nos participar na Missa dos domingos e demais feriados religiosos de preceito, observando o descanso dominical; e quem voluntariamente falta a esta obrigação comete pecado grave.

O que quer dizer descanso dominical?
Descanso dominical quer dizer que nos domingos e feriados religiosos de preceito devemos abster-nos daqueles trabalhos que nos impeçam de dar culto a Deus, gozar da alegria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo.

Quais são as festas religiosas de preceito?
  • 1 de Janeiro: A Maternidade divina da Virgem Maria.
  • 1 de Novembro: Todos os Santos.
  • 8 de Dezembro: A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
  • 25 de Dezembro: O Nascimento do Senhor.
  • E as próprias do calendário de cada país, como podem ser Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro), Finados (2 de Novembro)

O que deve ser feito quando não há Santa Missa ou alguma causa grave nos impeça de assistir a ela?
Quando não há Santa Missa ou uma causa grave nos impeça de assistir a ela, recomenda-se vivamente participar numa liturgia da palavra, ou permanecer em oração durante um tempo conveniente, individualmente, em família ou em grupo de famílias.



Para reflectir...

  • Será que seguimos este mandamento?
  • Como é possível vivê-lo nos nossos dias?

domingo, março 25, 2007

O Segundo Mandamento

Não invocar o santo nome de Deus em vão


Devemos ter um grande respeito ao santo Nome de Deus e não pronunciá-lo nunca de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar no Pai Nosso: Santificado seja o vosso Nome.
Repetimos isso muitas vezes ao fazer o sinal da Cruz e ao dizer a invocação: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (fazendo uma inclinação de cabeça).
Quão formoso é saber usar bem na vida quotidiana: graças a Deus; se Deus quiser; por Deus; com o favor de Deus; Deus te guarde; Adeus; que Deus te abençoe; que Deus te acompanhe; vai com Deus, etc.

Acostume-se a expressar-se assim.

O que nos manda o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus manda-nos respeitar e usar bem o nome do Senhor porque é santo.

O que nos proíbe o segundo mandamento da Lei de Deus?
O segundo mandamento da Lei de Deus proíbe-nos todo o uso injurioso do Nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos.

O que é jurar?
Jurar é colocar a Deus como testemunha do que dizemos ou prometemos.

Devemos colocar nomes cristãos nas crianças?
Sim, devemos colocar nomes cristãos nas crianças ao baptizá-las, para colocá-los sob a protecção de um santo e encomendar a sua intercessão.




Para reflectir...

  • Em que situações invoco o nome de Deus? Para quê? Qual o objectivo?
  • Para os que não acreditam, será que lá no fundo quando usam expressões em que aparece o nome de Deus, não haverá um sinal da existência de Fé? Ou será apenas uma força de expressão?
  • Será que respeito o nome de Deus em todos os momentos da minha vida?

sábado, março 24, 2007

O Primeiro Mandamento

Adorar a Deus e amá-Lo sobre todas as coisas


Existe um único Deus, Criador de todas as coisas. O primeiro dever do homem é reconhecê-lo como seu Deus e Criador, dar-Lhe glória e o devido culto, amá-Lo.
Amamos a Deus sobre todas as coisas quando obedecemos sem condições e estamos dispostos a perder tudo antes que ofendê-Lo.
Este é um mandamento do qual pouco nos confessamos, entretanto, quantas faltas de amor nós realizamos. Devemos amar a Deus com todo coração e toda alma, como corresponde à nossa condiçào de filhos de Deus.
Que deveres compreende o primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro mandamento da Lei Divina compreende os deveres de crer em Deus, esperar n'Ele, amá-Lo sobre todas as coisas cumprindo seus mandamentos, adorá-Lo como nosso supremo Criador e Senhor e render-Lhe o culto devido.

Que nos proíbe o primeiro mandamento da Lei de Deus?
O primeiro mandamento da Lei de Deus proíbe-nos:
  1. Adorar ídolos e deuses falsos, o crer neles.
  2. Crer em alguma coisa contrária à fé ou admitir dúvidas sobre elas.
  3. Desconfiar da misericórdia paterna de Deus.
  4. Aceitar, reter ou propagar escritos contrários à doutrina católica.
  5. Tomar parte em algum culto falso ou em práticas de espiritismo, adivinhação ou magia e utilizar coisas supersticiosas.
  6. O ateísmo, porque nega ou rechaça a Deus.

O primeiro mandamento proíbe o culto às imagens sagradas?
Não, o primeiro mandamento não proíbe o culto às imagens sagradas, porque este culto se fundamenta no mistério da Encarnação do Filho de Deus, e não se refere à imagem em si mesma, mas da pessoa que representa.



Para reflectir...

  • Quantas vezes te esqueces de adorar a Deus?
  • Quantas vezes O deixas para trás?
  • O que podes tu fazer, para mostrares o teu amor por Deus?
  • Não estará na altura de amares a Deus com toda a força do teu coração?



sexta-feira, março 23, 2007

Mandamentos da Lei de Deus

Há já alguns meses que penso tocar neste assunto... Mas o tempo é pouco... E é difícil escrever os textos que tanto idealizo...

Por agora deixo presente os Mandamentos da Lei de Deus... Que tantos cristãos se esquecem que existem...


Mandamentos da Lei de Deus:

  1. Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.
  2. Não invocar o santo nome de Deus em vão.
  3. Santificar os Domingos e festas de guarda.
  4. Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  5. Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo).
  6. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  7. Não furtar (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
  8. Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
  9. Guardar castidade nos pensamentos e desejos.
  10. Não cobiçar as coisas alheias.



Uma vez apresentados "Os Mandamentos"... Resta-vos esperar (e a mim também)... Que se realize daqui algum trabalho... Só preciso Dar um pouco mais de tempo a Deus... Que devido às circunstâncias da vida e a não compreensão de algumas pessoas... Me obrigam a por vezes deixar Deus um pouco de parte...

Tu... Que visitas este espaço de bem... És testemunha da minha promessa... De dar mais tempo a Deus... Pois Ele, a mim... E a cada um de vós... Dá todo o Seu tempo... E não pede nada em troca...


Agradeço a vossa visita...

Fiquem em Paz...

domingo, março 11, 2007

Repensando a vida...

PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL

"Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi buscar fruto nela, mas não o achou. Disse então ao que cultivava a vinha: - Olha, faz já três anos que venho buscar fruto a esta figueira e não o acho; corta-a, pois, pelo pé; para que está ela ainda ocupando a terra? Mas o outro, respondendo, lhe disse: Senhor, deixa-a ainda este ano, enquanto eu a escavo em roda, e lhe lanço esterco; se com isto der fruto, bem está, e se não, virás a cortá-la depois"

(Lucas, 13 :6-9)


Esta Parábola, é parte do Evangelho do dia de hoje...
Enquanto o escutava... Pensava bastante no que deveria ser cortado na minha vida... E comecei a colocar mais algumas questões em dúvida...
Uma das coisas que coloquei em dúvida... Foi a existência deste espaço... Perguntei-me: "Será que devo cortar esta «árvore» pela raíz? Ou será que lhe devo meter algum adubo?"
Foi a minha reflexão... Relativamente a este espaço... (Como vêm, o Evangelho ainda pode ser adaptado às nossas vidas... Precisamos é saber a mensagem que Deus quer transmitir a cada um de nós pela Sua Sagrada Escritura...)
Como não sei mais o que pensar... Peço aos meus leitores... Embora sejam poucos... Que me digam se vale a pena continuar com este espaço ou não... Deixo-vos um pouco do futuro deste blog nas vossas mãos...

Fiquem em Paz... E obrigada pela visita...

segunda-feira, março 05, 2007

Para reflectir...

Segunda-feira, 5 de Março

Estamos passando por um período árido? Incansavelmente Cristo procura-nos. E nós o descobriremos como se fosse pela primeira vez. Mesmo rejeitado, ele nunca se nega a nos acompanhar.




Mais uma linda reflexão de Taizé que faz os nossos corações cantarem de alegria...
Com esta reflexão... Sinto que realmente não sou só eu que ando numa busca incansável de Cristo... Porque afinal... Ele também anda numa busca incansável do meu ser... E de cada um de nós...

Espero que esta mensagem aqueça os vossos corações... Tal como aqueceu e continua a quecer o meu...

Fiquem em Paz... E que Deus vos acompanhe...